Candeeiros Turcos – O que são?
Criados com inspiração em mosaicos coloridos utilizados em vários exemplos arquitetónicos como mesquitas, igrejas, ou mesmo habitações um pouco por todo o Médio Oriente e até Mediterrâneo, os candeeiros turcos, além de providenciarem iluminação, são também elementos decorativos versáteis que se enquadram em qualquer ambiente.
Manufatura dos Candeeiros
Feitos manualmente, os verdadeiros Candeeiros Turcos são divididos em dois elementos. O central é feito com diversos vidros coloridos cortados à mão e às vezes missangas que são unidos por uma argamassa especial, formando padrões únicos que se projetam nas paredes de uma divisão quando se ligam as luzes. O segundo é aquele que compõe a base e o topo trabalhado que envolve o globo de vidro, sendo feito com diversos tipos de metal (normalmente ferro ou cobre) trabalhados em filigrana.
Candeeiros Turcos – Como distinguir verdadeiros e imitações
Com a globalização alguns países começaram a copiar o design turco e a criar imitações de fraca qualidade e design inferior.
Para reduzir os custos de produção estes muitas vezes utilizam produção em massa feita por máquinas com plásticos ao invés de vidro, vidros pintados e de qualidade inferior que se partem facilmente ou não projetam a luz colorida no ambiente, argamassas fracas (que levam a que os candeeiros se desfaçam) ou metais baratos com design menos trabalhado.
Os candeeiros turcos verdadeiros, apesar de feitos em vidro, têm bastante resistência, vendo o seu valor aumentar também pelo trabalho feito em filigrana na sua parte metálica, algo que requer um artesão experiente.
A utilização dos materiais originais e técnicas de manufatura tradicional, conferem não só qualidade e durabilidade, mas também beleza estética ao contrário das cópias que geralmente possuem uma projeção muito deficiente ou até nula das luzes que deveriam projetar.
Na Luzes do Oriente vendemos apenas candeeiros Turcos 100% genuínos, produzidos localmente por especialistas que utilizam as melhores técnicas e materiais.